Follow

Mudança

Clarice Lispector

Nesta bela poesia Clarice Lispector nos mostra que as importantes mudanças na vida não precisam ser necessariamente mudanças radicais, elas podem começar com pequenas atitudes, pensamentos e ideias. Na orientação profissional e no aconselhamento de carreira compartilho essa mesma linha de pensamento: As mudanças precisam ser feitas aos poucos, preparadas, planejadas, mas não podemos deixar de fazê-las, pois mudar é o que nos mantém vivos!!

 

Leia mais...

O Sonho

Clarice Lispector

Clarice Lispector me inspira! Nesta bela poesia ela nos ensina uma lição muito importante que levo para minha vida e para a orientação vocacional: não podemos abandonar o sonho,  para escolher uma profissão é importante sonhar!!!

"Sonhe com aquilo que você quer ser,

Porque você possui apenas uma vida

E nela só se tem uma chance

Leia mais...

Interiores

Içami Tiba

O autor nos faz refletir sobre os riscos e possibilidades, ganhos e perdas que envolvem todas as escolhas da vida. Assim é a escolha da  profissão, um momento importante no qual esses fatores precisam ser avaliados na busca do melhor caminho. Este é também o objetivo maior da Orientação Vocacional.   

"Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar, ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o medo e entra, dá um grande passo nesta sala, vive-se. Mas também, tem um preço. São inúmeras portas que você descobre. Às vezes "quebra-se a cara", às vezes "curte-se mil e uma".

Leia mais...

Minha Vocação

Walcyr Carrasco.

O autor faz, nesta crônica, um belo relato de como foi seu processo de escolha da profissão, as dúvidas, questionamentos e incertezas por que passou até encontrar finalmente seu caminho. A Orientação Vocacional procura ajudar o jovem nesse momento tão complexo e tão importante de suas vidas. 

"Uma das atividades que mais deliciam os adultos é perguntar aos pimpolhos o que vão ser quando crescer.

Entre meus amigos de infância, a resposta-padrão era médico ou advogado. Algum, mais aventureiro, respondia: "Vou dirigir caminhão!"

Leia mais...

Mais artigos...

  1. Meu Adorável Vagabundo