Follow

Orientação de Carreira para Recém Formados: encontrando o melhor caminho

A quem se destina:

Profissionais recém-formados que desejam refletir sobre suas carreiras e procuram novos rumos e possibilidades de inserção no mundo do trabalho.

Objetivos do processo:

Auxiliar o profissional a refletir e analisar possibilidades de inserção no mundo do trabalho e as habilidades e competências necessárias para tanto.

Duração do Processo:

O processo dura em torno de quatro encontros de 1 hora e 50 min.

Etapas do Processo:

Durante o processo são propostas diversas atividades e técnicas específicas para cada etapa:

1ª Etapa: Análise do Percurso Profissional e Expectativas de Futuro.

Nesta etapa o jovem profissional é convidado a refletir sobre suas escolhas e principais realizações durante o curso universitário e em atividades paralelas: motivos e objetivos iniciais para a escolha do curso, experiências significativas, estágios, grupos de trabalho, disciplinas com as quais mais se identificou, entre outros aspectos, procurando-se compreender o caminho percorrido até o momento e as expectativas de realizações futuras.

2ª Etapa: Identificar interesses, habilidades e competências.

Esta etapa busca identificar e analisar as habilidades e as competências desenvolvidas pelo jovem profissional com base nas diversas experiências de estudo, trabalho e outras atividades que realiza ou realizou, visando ampliá-las para novas possibilidades de atuação na futura vida profissional.

3ª Etapa: Explorar possibilidades de inserção no mundo profissional.

Com base nos aspectos discutidos nas etapas anteriores, são realizadas pesquisas de áreas profissionais e cursos de complementação profissional em diversas fontes de informação.

4ª Etapa: Construir e viabilizar o projeto de carreira.

Uma vez definidas as áreas ocupacionais que se pretende investir, esta etapa visa analisar os requisitos necessários para sua inserção, confrontando-os com as habilidades e competências já adquiridas, em desenvolvimento e que ainda precisarão ser desenvolvidas. Buscam-se estabelecer metas realistas de curto, médio e longo prazo que possam auxiliar a operacionalização do projeto de carreira.

5ª Etapa: Avaliação e encerramento do processo

Nesta etapa é feita uma retomada de todo o processo de orientação de carreira, no qual será entregue um relatório dos principais aspectos abordados. Poderão ser agendadas futuramente e a critério da pessoa, entrevistas de follow-up para acompanhamento das ações que estão sendo realizadas.

Obs: caso julgue necessário, antes do encerramento do processo a orientadora poderá agendar mais encontros individuais com a pessoa, visando complementar o trabalho desenvolvido até o momento.

Voltar para sessão Adultos