Follow

Escolha Profissional na Escola: potencializando as ações de educadores e pais

A quem se destina:

Escolas e outras instituições educacionais que desejem promover junto a seus alunos, pais e educadores a reflexão sobre a escolha profissional.

Objetivos:

Oferecer serviços diferenciados que atendam às necessidades da escola e seus diferentes públicos, propiciando atividades que favoreçam a reflexão a respeito dos diversos fatores que influenciam o processo de escolha profissional.

Obs: os diferentes serviços apresentados a seguir são oferecidos de acordo com as necessidades e demandas da escola e seu público.

Etapas do Trabalho:

Etapa 1: Sensibilização dos pais e/ou educadores para a questão da escolha profissional

Oferecemos palestras ou workshops visando trabalhar os diferentes aspectos da escolha profissional entre pais e educadores, potencializando as ações educativas nessa área.

Após as intervenções muitos pais passam a disponibilizar seus próprios ambientes de trabalho para visita dos alunos. Vários educadores passam a estimular os alunos para a questão da escolha e integram conteúdos do currículo de suas disciplinas às questões do mundo do trabalho.

Também pode ser realizada a divulgação dos grupos de Orientação Vocacional/Profissional, caso a escola opte por este trabalho.

Etapa 2: Sensibilização dos alunos para a questão da escolha profissional

Podem ser realizados Workshops para jovens ou Palestras ou apresentações em sala de aula, visando chamar a atenção do aluno para esta questão. Também pode ser feita a divulgação dos Grupos de Orientação Vocacional/Profissional, caso a escola opte por este trabalho.

Etapa 3: Realização dos Grupos de Orientação Vocacional/Profissional

Realizados preferencialmente no contra período escolar ou em semanas intensivas em julho ou dezembro, os Grupos de Orientação Vocacional/Profissional – OVP potencializam as ações informativas e educativas da escola a respeito do universo das profissões e do mundo do trabalho. Os alunos finalizam o processo de orientação mais amadurecidos em suas escolhas, em geral com uma ou poucas opções profissionais. Ao estarem mais direcionados, conseguem aprofundar a pesquisa de profissões e melhorar suas participações em conversas com profissionais trazidos pela escola, visitas a universidades, feiras de exposições sobre profissões ou locais de trabalho de profissionais, entre outras ações.

Etapa 4: Devolutiva à escola

A escola receberá um relatório de avaliação do impacto das intervenções realizadas com os diversos públicos da escola, com base na aplicação de questionários de avaliação do público e nas observações da orientadora. No caso de realização de grupos de OVP, será entregue à escola um relatório do processo. Será agendada reunião para análise conjunta dos resultados encontrados.

Voltar para sessão Instituições