Follow

Escolha Profissional na Escola: potencializando as ações de educadores e pais

A quem se destina:

Escolas e outras instituições educacionais que desejem promover junto a seus alunos, pais e educadores a reflexão sobre a escolha profissional.

Objetivos:

Oferecer serviços diferenciados que atendam às necessidades da escola e seus diferentes públicos, propiciando atividades que favoreçam a reflexão a respeito dos diversos fatores que influenciam o processo de escolha profissional.

Obs: os diferentes serviços apresentados a seguir são oferecidos de acordo com as necessidades e demandas da escola e seu público.

Etapas do Trabalho:

Etapa 1: Sensibilização dos pais e/ou educadores para a questão da escolha profissional

Oferecemos palestras ou workshops visando trabalhar os diferentes aspectos da escolha profissional entre pais e educadores, potencializando as ações educativas nessa área.

Após as intervenções muitos pais passam a disponibilizar seus próprios ambientes de trabalho para visita dos alunos. Vários educadores passam a estimular os alunos para a questão da escolha e integram conteúdos do currículo de suas disciplinas às questões do mundo do trabalho.

Também pode ser realizada a divulgação dos grupos de Orientação Vocacional/Profissional, caso a escola opte por este trabalho.

Etapa 2: Sensibilização dos alunos para a questão da escolha profissional

Podem ser realizados Workshops para jovens ou Palestras ou apresentações em sala de aula, visando chamar a atenção do aluno para esta questão. Também pode ser feita a divulgação dos Grupos de Orientação Vocacional/Profissional, caso a escola opte por este trabalho.

Etapa 3: Realização dos Grupos de Orientação Vocacional/Profissional

Realizados preferencialmente no contra período escolar ou em semanas intensivas em julho ou dezembro, os Grupos de Orientação Vocacional/Profissional – OVP potencializam as ações informativas e educativas da escola a respeito do universo das profissões e do mundo do trabalho. Os alunos finalizam o processo de orientação mais amadurecidos em suas escolhas, em geral com uma ou poucas opções profissionais. Ao estarem mais direcionados, conseguem aprofundar a pesquisa de profissões e melhorar suas participações em conversas com profissionais trazidos pela escola, visitas a universidades, feiras de exposições sobre profissões ou locais de trabalho de profissionais, entre outras ações.

Etapa 4: Devolutiva à escola

A escola receberá um relatório de avaliação do impacto das intervenções realizadas com os diversos públicos da escola, com base na aplicação de questionários de avaliação do público e nas observações da orientadora. No caso de realização de grupos de OVP, será entregue à escola um relatório do processo. Será agendada reunião para análise conjunta dos resultados encontrados.

Voltar para sessão Instituições

Palestras sobre a Escolha Profissional, Carreira e Aposentadoria

A quem se destinam:

Pais, educadores, estudantes de ensino médio, estudantes universitários, profissionais recém-formados, profissionais estabelecidos em suas carreiras e em fase de pré-aposentadoria.

Objetivo das palestras:

Oferecer oportunidade aos participantes de refletirem acerca dos principais aspectos relacionados à escolha profissional, ao desenvolvimento da carreira ou ao planejamento da aposentadoria, favorecendo a troca de ideias e a sensibilização para estes temas.

Duração: Duas horas

 

Principais temas abordados:

  • Gerações X, Y e Z e Escolha Profissional:

Direcionada a pais e educadores, a palestra aborda as principais mudanças do modo de vida da sociedade e sua influência nas características de cada geração, bem como nas diferentes formas de compreenderem a questão da escolha profissional. Enfatiza-se também a importância de pais e educadores como modelos de profissionais e referências de trabalho para o jovem em seu processo de escolha.

  • Pais analógicos, filhos digitais: diferentes perspectivas sobre a Escolha Profissional

Esta palestra, direcionada aos pais, aborda as diferentes visões de pais e filhos sobre a escolha profissional em face dos avanços tecnológicos das últimas décadas, desmistifica os principais mitos e crenças dos pais em relação à escolha dos filhos, analisa os conflitos decorrentes e sugere orientações sobre como auxiliar o jovem em seu processo de escolha.

  • Adolescência e Escolha Profissional: a construção da Identidade

Direcionada a educadores e pais, a palestra aborda os principais aspectos psicológicos da adolescência enquanto fase de desenvolvimento, o momento da escolha profissional como um importante ritual de passagem para a vida adulta e um elemento norteador para a construção da identidade do jovem.

  • Geração Z e Escolha Profissional

A palestra, direcionada aos jovens, aborda as principais características da “geração Z”, os conflitos e incertezas da fase da adolescência e da escolha profissional. São apresentados os diversos aspectos que influenciam o processo de escolha profissional: os papéis da família, da escola e da sociedade (com ênfase na influência dos amigos e da mídia), o autoconhecimento, o mundo da educação e o mundo do trabalho.

  • Gerações X, Y e Z: Diferentes perspectivas sobre a Carreira Profissional:

A palestra, direcionada a profissionais de diversas formações e das diferentes gerações, aborda o ambiente multigeracional das empresas e outras instituições de trabalho, analisando as diferenças entre as gerações na compreensão de suas carreiras, os conflitos decorrentes e as possibilidades de aproveitamento das diferenças.

  • Ciclos de Vida e Carreira Profissional

A palestra apresenta o conceito de ciclos de vida do ser humano no contexto amplo do desenvolvimento psíquico e social do adulto. Aborda a questão das transições entre os ciclos de vida que requerem mudanças e adaptações e são necessárias para a compreensão e avaliação da carreira profissional.

  • Aposentadoria: Projeto de Vida e Legado

A palestra, direcionada a profissionais em diferentes momentos da carreira e também em fase de pré-aposentadoria, aborda as principais mudanças do modo de vida da sociedade e da visão da aposentadoria, percebida atualmente como uma fase altamente produtiva de ideias e possibilidades de se deixar um legado para as futuras gerações. Apresentam-se também as condições que precisam ser consideradas para a elaboração de um bom projeto de vida e legado.

 

Etapas da Palestra:

1ª Etapa: Introdução

Apresentação do tema central que se pretende trabalhar, visando captar a atenção e o interesse do público.

2ª Etapa: Corpo da Palestra

Argumentação do contexto e da importância do tema trabalhado para a vida dos ouvintes.

3ª Etapa: Conclusões e encerramento

São lançadas questões para a reflexão dos ouvintes, favorecendo a troca de ideias e a motivação para mudanças de atitudes em relação ao tema proposto.

Obs: outros temas de palestras relacionados à escolha profissional, ao desenvolvimento da carreira, à aposentadoria e ao desenvolvimento do adolescente/adulto podem ser apresentados, de acordo com as necessidades de quem solicita.

Voltar para sessão Instituições