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Orientação Vocacional / Profissional individual: porque ser feliz é fundamental

A quem se destina:

Jovens que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio ou que já o tenham concluído e estejam em dúvida a respeito da carreira profissional a seguir.

Jovens que estejam finalizando o 9º ano do Ensino Fundamental ou cursando o 1º ano do Ensino Médio e desejam seguir curso técnico no ensino médio e estejam em dúvida a respeito de qual curso escolher.

Objetivos do processo de OVP:

Auxiliar o jovem a construir e fortalecer sua escolha profissional, delineando um projeto de vida e carreira que esteja alinhado com seus anseios, aspirações, modo de ser e às possibilidades que a realidade profissional oferece.

Duração do Processo de OVP:

O processo dura em torno de quatro encontros de 1h e 50min com o jovem. São realizadas também duas entrevistas com os pais ou responsáveis, uma no início e outra ao final do processo, com duração de uma hora cada.

Etapas do Processo de OVP:

Durante o processo de OVP são propostas diversas atividades, técnicas e testes específicos, visando trabalhar aspectos de autoconhecimento e conhecimento da realidade socioprofissional.

1ª Etapa: Conhecer as expectativas de futuro.

Esta etapa a orientadora busca conhecer o que a família espera do futuro profissional do filho. Para o jovem são propostas reflexões sobre o que espera do futuro exercendo uma atividade profissional, que estilo de vida deseja ter, o que gostaria de conquistar exercendo uma profissão, qual lugar a profissão ocupará em sua vida, entre outras questões.

2ª Etapa: Construir critérios de escolha.

Esta etapa visa identificar interesses, valores, talentos e potencialidades integrando-os às expectativas de futuro, auxiliando o jovem a elaborar bons critérios de escolha.

3ª Etapa: Explorar o mundo ocupacional

Atualmente existem no país mais de 240 profissões de nível superior e mais de 150 profissões técnicas de nível médio. Com base nos critérios construídos nas etapas anteriores esta etapa visa auxiliar o jovem a conhecer, selecionar, priorizar e dar sentido à informação profissional.

4ª. Etapa: Aprofundar a pesquisa das profissões

Esta etapa visa analisar as profissões cogitadas pelo jovem, levando-se em conta o cenário de oportunidades, os campos de atuação, os aspectos positivos e negativos, os prós e contras inerentes a qualquer escolha, visando à tomada de decisão.

5ª. Etapa: Fortalecer a escolha profissional

Esta etapa tem como objetivo auxiliar o jovem a planejar ações no curto, médio e longo prazo, elaborando um projeto de vida e carreira.

6º. Etapa: Devolutiva aos pais e ao jovem

Nesta etapa é explicado aos pais como foi processo de escolha profissional do jovem e são discutidas as possibilidades de operacionalização do projeto de vida e carreira que o jovem escolheu seguir.

Obs: caso julgue necessário, antes da devolutiva aos pais a orientadora poderá agendar mais encontros individuais com o jovem, visando complementar o trabalho desenvolvido até o momento.

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Orientação Vocacional / Profissional em grupo: porque ser feliz é fundamental

A quem se destina:

Jovens que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio ou que já o tenham concluído e estejam em dúvida a respeito da carreira profissional a seguir.

Objetivos do processo de OVP em grupo:

Proporcionar um espaço de discussão e reflexão a respeito das diversas questões que permeiam a escolha profissional.

Propiciar que os jovens compartilhem em grupo seus anseios, aspirações e preocupações a respeito desse momento de vida.

Auxiliar os jovens a construir e fortalecer suas escolhas profissionais, delineando projetos de vida e carreira alinhados a seus anseios, aspirações, modos de ser e às possibilidades que a realidade profissional oferece.

Duração do Processo de OVP:

O processo dura em média cinco encontros de três horas cada, podendo ser intensivo de uma semana ou aos sábados. Ao final do processo é agendado um encontro individual com os pais e o jovem com duração de uma hora.

Etapas do Processo de OVP:

Durante o processo de OVP em grupo são propostas diversas dinâmicas, atividades, técnicas e testes específicos visando trabalhar a integração dos participantes, os aspectos que influenciam a escolha, o autoconhecimento e o conhecimento da realidade socioprofissional.

1ª Etapa: Apresentação/integração do grupo e expectativas de futuro.

Nesta etapa são propostas atividades de apresentação e integração dos participantes. Os jovens são convidados a refletir a respeito dos aspectos que influenciam suas escolhas e quanto ao momento de vida que estão vivendo. A orientadora procura conhecer também suas expectativas quanto ao futuro profissional.

2ª Etapa: Construir critérios de escolha.

Esta etapa visa identificar interesses, valores, talentos e potencialidades integrando-os às expectativas de futuro, auxiliando os jovens a elaborar bons critérios de escolha.

3ª Etapa: Explorar o mundo ocupacional

Atualmente existem mais de 240 profissões de nível superior no país. Com base nos critérios construídos nas etapas anteriores esta etapa visa auxiliar o jovem a conhecer, selecionar, priorizar e dar sentido à informação profissional.

4ª Etapa: Aprofundar a pesquisa das profissões

Esta etapa visa analisar as profissões cogitadas pelos participantes, levando-se em conta o cenário de oportunidades, os campos de atuação, os aspectos positivos e negativos, os prós e contras inerentes a qualquer escolha, visando à tomada de decisão.

5ª Etapa: Fortalecer a escolha profissional

Esta etapa tem como objetivo auxiliar o jovem a planejar ações no curto, médio e longo prazo, elaborando um projeto de vida e carreira. São realizadas atividades de encerramento do processo grupal.

6º Etapa: Devolutiva aos pais e ao jovem

Esta etapa realizada individualmente com o jovem e sua família, a orientadora explica aos pais como foi o processo de escolha profissional do jovem e são discutidas as possibilidades de operacionalização do projeto de vida e carreira que escolheu seguir.

Obs: caso julgue necessário, antes da devolutiva aos pais a orientadora poderá agendar um ou mais encontros individuais com o jovem, visando complementar o trabalho realizado em grupo.

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Reorientação para Universitários: repensando a escolha profissional

A quem se destina:

Estudantes universitários que estejam insatisfeitos com a carreira que escolheram e precisam de ajuda para realizar uma nova escolha e enfrentar essa mudança.

Objetivos do processo:

Auxiliar o estudante universitário a refletir sobre suas escolhas de carreira, analisando as possibilidades de mudança para uma nova carreira profissional que esteja alinhada aos seus anseios, aspirações, estilo de vida e às possibilidades que a realidade profissional oferece.

Duração do Processo de OVP:

O processo dura em torno de cinco encontros de 1h e 50min com o jovem. São realizadas também duas entrevistas com os pais ou responsáveis, uma no início e outra ao final do processo, com duração de uma hora cada.

Etapas do Processo de OVP:

Durante o processo são propostas diversas atividades e técnicas específicas para cada etapa:

1ª Etapa: Compreender os motivos da insatisfação pelo curso.

Nesta etapa procura-se conhecer os aspectos que influenciaram a escolha do curso e os motivos para sua insatisfação, as escolhas e “não-escolhas”, o momento de vida em que o jovem se encontra (aluno em início, meio ou final de curso), como foi a adaptação a esse novo momento de vida: a mudança da fase de estudante de nível médio para estudante de nível superior. Analisam-se também os desejos de mudança, as dificuldades de se abandonar o primeiro curso escolhido e as expectativas de assumir perante os outros uma nova profissão.

2ª Etapa: Conhecer as expectativas de futuro

Nesta etapa são propostas reflexões sobre o que o jovem espera do futuro exercendo uma atividade profissional, que estilo de vida deseja ter, o que gostaria de conquistar exercendo uma profissão, qual lugar a profissão ocupará em sua vida, entre outras questões.

3ª Etapa: Construir critérios de escolha.

Esta etapa visa identificar interesses, valores, habilidades e aspirações integrando-os às expectativas de futuro, auxiliando o jovem a elaborar bons critérios de escolha.

4ª Etapa: Explorar o mundo ocupacional

Esta etapa tem por objetivo auxiliar o jovem a identificar atividades profissionais condizentes com os critérios de escolha construídos nas etapas anteriores.

5ª Etapa: Aprofundar a pesquisa das profissões

Esta etapa visa analisar as profissões cogitadas pelo jovem, levando-se em conta o cenário de oportunidades, os campos de atuação, os aspectos positivos e negativos, os prós e contras inerentes a qualquer escolha, visando à tomada de decisão.

6ª Etapa: Fortalecer a escolha profissional

Esta etapa tem como objetivo auxiliar o jovem a planejar ações no curto, médio e longo prazo, elaborando um projeto de vida e carreira. Visa também à preparação conjunta dos aspectos que serão abordados na devolutiva aos pais.

7ª Etapa: Devolutiva aos pais e ao jovem

Nesta etapa é explicado aos pais como foi processo de reorientação profissional do jovem e são discutidas as questões que levaram à mudança de profissão, avaliando-se as possibilidades de operacionalização da nova carreira que o jovem escolheu seguir.

Obs: caso julgue necessário, antes da devolutiva aos pais a orientadora poderá agendar mais encontros individuais com o jovem, visando complementar o trabalho desenvolvido até o momento.

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