Follow

Orientação Vocacional e Profissional: porque ser feliz é fundamental

Todo ser humano é movido por uma imagem de futuro que constrói para si, por isso, a escolha da profissão é um momento de vida muito importante para o jovem, um momento de definição de estilo de vida, interesses, valores e expectativas em relação ao futuro. Para o adulto, a redefinição de sua ocupação pode significar a possibilidade de retomada de aspectos importantes de sua vida.

O mundo do trabalho atual é dinâmico, caracterizado pela instabilidade e inovações constantes, oferece uma multiplicidade de opções profissionais e ocupacionais, o que torna esse momento de escolha cada vez mais complexo.

Ao lado disso, temos um índice elevado de evasão de estudantes na universidade, muitos desistem por insatisfação com a escolha realizada. Sabemos também que muitas pessoas estão insatisfeitas com suas atividades profissionais, fruto de escolhas (ou não escolhas) equivocadas no passado.

Dentro dessa realidade, a Orientação Vocacional e Profissional é um importante trabalho preventivo, de promoção de saúde e qualidade de vida das pessoas, pois quando motivadas e felizes, o trabalho não será um “peso”, mas uma possibilidade de desenvolver seus potenciais e talentos.

O que fazemos é identificar esses potenciais e talentos, mostrando os caminhos e possibilidades para ajudar a pessoa a fazer a melhor escolha e ser feliz com ela.