APOSENTADORIA: PROJETO DE VIDA E CARREIRA. AFINAL QUAL SERÁ SEU LEGADO?

Aposentadoria: projeto de vida e carreira. Afinal qual será seu legado?


“Você não pode mudar o vento,  mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer”

CONFUCIO


Vivemos em um mundo dinâmico, em constante transformação. Uma das principais mudanças da sociedade contemporânea é o aumento da expectativa de vida das pessoas aliado à busca por qualidade de vida.

Nesse contexto de mudanças, a aposentadoria perdeu o sentido que tinha nas décadas passadas.


Nos dias atuais as pessoas com 50, 60 ou mais anos estão dinâmicas e produtivas, são muito diferentes dos avôs e avós das décadas passadas (e do século passado!) Pesquisando o significado das palavras aposentadoria e carreira no dicionário Houaiss, descobri que aposentadoria se origina da palavra aposento, lugar de descanso e recolhimento, já a palavra carreira tem o significado de trajetória, via, caminho.

Contrariamente ao significado da palavra, a aposentadoria não mais significa “o momento do recolhimento e do descanso”. Cada vez mais tem se tornado para as pessoas uma oportunidade de “desengavetar” projetos que precisaram ser deixados de lado no decorrer da vida ou a possibilidade de se engajar em novos projetos diferentes e criativos, a busca por novos conhecimentos e novas experiências. Ao lado disso, o trabalho e a atividade produtiva não se resumem a exercer uma profissão/ocupação, existem inúmeras formas de trabalho e estas fazem parte da carreira (trajetória de vida) das pessoas.

Enfim, a aposentadoria pode significar um incentivo ao desenvolvimento pessoal e um momento de escolhas. Sem dúvida este é um momento de transição, de acerto de contas consigo mesmo, novas metas e prioridades precisam ser definidas, apostas precisam ser lançadas, enfim, trata-se de um redirecionamento consciente de vida. Este é também um momento de se pensar em deixar uma “marca”, qual será o meu legado? O que deixarei para meus filhos e as próximas gerações? O que construí até o momento e o que quero continuar construindo?

São questões existenciais importantes para todo ser humano, que fazem refletir sobre como se encara a vida, o que se veio fazer no mundo e os significados das experiências vividas. A bela frase de Confucio nos convida a içarmos nossas velas e direcionarmos nossos barcos pelos caminhos que queremos percorrer e os lugares que desejamos chegar.


Escrito por Caioá Lemos