VI JORNADA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DA COLMEIA

 

VI Jornada de Orientação Profissional da Colmeia

 

 

​​No último dia 29 de junho, a psicóloga e orientadora profissional Caioá Lemos, do Escolhas e Caminhos, foi a mediadora de uma das mesas da “VI Jornada de Orientação Profissional da Colmeia” que ocorreu ao vivo e online. O tema neste ano foi “Desbravando novos caminhos: desafios na orientação de carreiras para a nova geração.” Foi um evento muito produtivo e de troca de experiências.

A primeira palestrante foi Katcha Poloponsky, especialista em juventudes e mercado de trabalho na Fundação Roberto Marinho, que trouxe um panorama da juventude brasileira por meio de um estudo da plataforma QEdu “Juventudes e Trabalho”. O levantamento mostrou alguns dados relevantes como: 521 mil jovens brasileiros estão fora da escola, sem ter concluído a educação básica; e 84,4% dos jovens que estão ocupados, são os que têm ensino superior completo.

 

Na sequência, Pamela Piazentin, cientista social e antropóloga pela Unicamp, e especialista em educação para projetos de vida e cooperação internacional, falou que uma das dificuldades que o jovem brasileiro enfrenta, ao estudar numa universidade estrangeira, é a de se adaptar às diferenças culturais e aos diversos sistemas educacionais de outros países.

 

O último palestrante, Marcelo Afonso Ribeiro, foi o psicólogo, orientador profissional e Professor Associado do Depto. De Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP. Ele comentou sobre os desafios do orientador profissional hoje para guiar os jovens rumo ao futuro, num mundo de incertezas, e de muitas informações falsas. Explicou também que antes o jovem tinha muitas referências claras e legitimadas como: a família, a escola e a ciência, e, agora, ele passou a ter múltiplos caminhos e referências como: as mídias sociais e os influenciadores digitais que estão ganhando cada vez mais força.