PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS ATÉ 2020

Perspectivas Profissionais até 2020



Assisti a uma palestra muito interessante com a Profa. Dra. Renata Spers, do Programa Profuturo da FIA - Fundação Instituto Administração, ligada à USP. A palestrante e sua equipe de pesquisa procuraram conhecer as principais tendências e demandas da sociedade nas esferas tecnológica, econômica e social. 

Com base no conhecimento dessas prospecções os especialistas identificaram novas profissões, carreiras e oportunidades de negócios que se consolidarão no mercado até 2020.


A Dra. Renata e sua equipe entrevistaram 112 especialistas de diferentes setores do mercado de trabalho, que apontaram as seguintes tendências e demandas para os próximos anos:


Sustentabilidade: a preservação do meio ambiente e o conceito de sustentabilidade ganham força nas organizações e haverá crescente pressão social, tanto governamental quanto internacional para a melhoria nos processos de descarte de poluentes. Haverá também maior preocupação com a reciclagem de lixo, a produção de embalagens reutilizáveis e ações para preservação e recuperação do meio ambiente.


Inovação tecnológica: haverá forte desenvolvimento, não apenas na criação de produtos, mas na produção de novos materiais, novos processos e novas modalidades de negócios A educação continuada será essencial para alavancar essa área e uma estará cada vez mais atrelada à outra. Empresas e Universidades deverão se aproximar formando parcerias com foco na inovação tecnológica para os diferentes setores da economia.


Saúde e qualidade de vida: outra grande tendência será a busca das pessoas por produtos e serviços que melhorem a qualidade de vida como a alimentação saudável, os cuidados com o corpo, a estética, o lazer e o entretenimento. Também aumentará a busca por comodidade e facilidade que melhorem o cotidiano das pessoas, como por exemplo, a fuga do trânsito, a pesquisa de preços e compras pela internet, cursos de educação à distância, entre outros. A terceirização de atividades domésticas também será uma tendência. O turismo e o entretenimento estarão cada vez mais focados em atender pessoas com estilos de vida específicos: turismo ecológico, de negócios, para a terceira idade, para solteiros, para grupos escolares, entre outros.


Envelhecimento da população: essa tendência acarretará demandas por estruturas e serviços voltados para esse público nos diferentes setores da economia, como por exemplo, o setor imobiliário, serviços de cuidados com idosos, saúde e medicamentos, serviços atuariais e previdenciários, planejamento financeiro, turismo, lazer e entretenimento voltados para esta faixa etária, entre outros.

Essas grandes tendências favorecerão o surgimento de novas profissões e carreiras. A seguir, segue a lista das profissões mais citadas pelos especialistas que participaram da pesquisa:


Gerente de Ecorrelações: Esse profissional será responsável pela comunicação entre consumidores, grupos ambientais e agências governamentais. Ele terá um papel integrador entre os diferentes grupos visando maximizar programas ecológicos, construir acordos visando a implantação de projetos de desenvolvimento e infraestrutura em áreas que possam sofrer impacto ambiental, entre outras possibilidades.


O Gerente de Ecorrelações precisará ter conhecimentos de legislação, gestão de negócios e ter formação em comunicação, além de ter habilidades para a mediação.

Hoje a profissão não existe no mercado, os profissionais mais próximos dela atualmente são os gerentes de sustentabilidade, gestores e engenheiros ambientais. O diferencial do Gerente de Ecorrelações será sua grande capacidade de se comunicar com os diferentes grupos que participam de um projeto de cunho ambiental. Esse profissional poderá atuar em organizações não governamentais, universidades, além da possibilidade de abrir um negócio próprio.


Gerente de Inovação ou Novos Negócios: Esta foi a segunda profissão mais mencionada na pesquisa. Sua função será interagir com os funcionários dos diferentes setores da organização para pesquisar, projetar e aplicar inovações. Não será apenas um profissional para criar produtos, ele precisará ter um bom relacionamento em todas as áreas da empresa, terá que circular, recolher e organizar ideias na busca de novas oportunidades de negócios. Esse profissional não tem uma formação definida, mas precisará ter uma ampla bagagem de conhecimentos administrativos e de produção.


Gerente de Marketing e-commerce: Este profissional é responsável por gerenciar o desenvolvimento e a implantação de estratégias de sites para a venda de produtos e serviços. Poderá trabalhar com empresas de pequeno e grande porte, investindo na comunicação da empresa com as várias mídias on-line como internet e TV digital.


Cientista Genético ou bioinformationist: trabalhará com a informação genética na pesquisa por novos tratamentos, medicamentos e técnicas clínicas.


Conselheiros de aposentadoria: esses profissionais ajudam as pessoas que estão em fase de pré-aposentadoria a refletirem e planejarem esse momento de mudança em suas vidas. Com o aumento da expectativa de vida das pessoas, a aposentadoria pode significar uma transição para uma nova carreira ou a retomada de um projeto de vida que precisou ser abandonado devido às circunstâncias da vida. O conselheiro ajudará ainda a planejar as questões financeiras, de saúde, e de apoio nas necessidades do futuro aposentado.


Coordenador de Desenvolvimento da Força de Trabalho e Educação Continuada: este profissional gerencia programas para ajudar os funcionários a atingir níveis mais avançados em suas áreas de qualificação. Promove cursos, treinamentos, workshops e outros recursos para atingir estas metas.


Técnico em Telemedicina: este profissional trabalhará em equipe multidisciplinar procurando desenvolver recursos tecnológicos que permitirão a realização de tratamentos médicos e diagnósticos para pessoas em áreas remotas.

As novas profissões citadas pelos especialistas não encontram formação em faculdades ou universidades, pois são profissões que exigem complexidades e interfaces com diferentes áreas de conhecimentos. O profissional precisará realizar a graduação em uma área e especializações após a primeira formação.

Mesmo dentro das profissões já conhecidas ocorrerão mudanças nas suas demandas, com base nas tendências e prospecções apontadas pela pesquisa. Essas informações podem ser aproveitadas pelos jovens que estão em fase de escolha profissional ou aqueles que já definiram suas profissões, pois poderão identificar áreas de interesse direcionando suas carreiras para estes caminhos. A reflexão sobre o futuro é muito importante, pois pode nos auxiliar a moldar melhor nossas práticas no presente.


Escrito por Caioá Lemos