OS NOVOS SENTIDOS DA CARREIRA PROFISSIONAL NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA

Os novos sentidos da carreira profissional na Sociedade Pós-Moderna

 

   

A sociedade contemporânea passa por diversas mudanças, principalmente no que diz respeito às relações entre as pessoas e no âmbito do trabalho. Os papéis sociais de um indivíduo, como ser cidadão, trabalhador, cônjuge, progenitor, entre outros, não são mais definidos como eram nas gerações anteriores.


No campo profissional as transformações no mundo do trabalho não permitem especificar quais rumos de carreira são os ideais. Nossa sociedade, pós-moderna, passa por um momento de previsibilidade mínima e de intensas transições.


Nas gerações dos nossos pais e avós, as pessoas tinham suas profissões definidas desde muito jovens, os filhos seguiam as áreas de atuação apontadas pelos pais e se especializavam naquilo que faziam. O emprego definia o que o indivíduo era perante a sociedade, era comum o trabalhador permanecer em uma mesma empresa por toda a vida profissional até sua aposentadoria. O diploma conquistado também era reverenciado, as pessoas se apresentavam às demais evidenciando seus títulos.


Hoje em dia, as pessoas não querem se ver estáticas em uma única ocupação, em uma carreira linear, com poucas mudanças e possibilidades de novas experiências e conhecimentos. Nesse contexto, o empreendedorismo tornou-se uma possibilidade de transformar ideias em realizações, sem depender da autorização de outra pessoa, representa a conquista da autonomia no trabalho.
Na pós-modernidade, houve uma ruptura, os novos profissionais não dependem mais de um cartão ou status social, o indivíduo pós-moderno é multifocal e tem várias ocupações que podem ou não ser do mesmo âmbito da profissão escolhida. Importa mais saber a quais projetos o profissional se dedica e as competências que desenvolveu com essas experiências, pois isso dará a ele a possibilidade de criar suas próprias oportunidades de carreira.


Até o conceito de ser bem-sucedido mudou, antes estava vinculado à estabilidade financeira, ter diversas comodidades como uma casa confortável, a possibilidade de trocar de carro uma vez ao ano, entre outras. Atualmente, ser bem-sucedido está associado à satisfação no trabalho e depende mais da maneira como o profissional consegue expor suas habilidades, interesses e imprimir sua personalidade. Para ser considerado bem-sucedido é importante poder transmitir um pouco de si em tudo o que se faz.


Nesse sentido, a carreira interna, ou seja, os conceitos que uma pessoa desenvolve no decorrer de suas experiências de trabalho passou a ter maior relevância que a carreira externa, que é a sequência de cargos e responsabilidades atribuídas a uma pessoa ao longo de sua trajetória de trabalho.


Entretanto, uma carreira com grande variabilidade de ocupações pode dar uma sensação de trajetória caótica e fragmentada, e isso pode pôr em dúvida a identidade profissional do indivíduo.


Para as gerações mais antigas, o aspecto multifocal pode ser interpretado como falta de foco. O que se esqueceram é que foram eles mesmos que colocaram os filhos em diversas tarefas: atividades escolares, cursos de idiomas, esportes, eventos, funções domésticas, entre outras, tornando a geração atual multitarefa.


Ser um profissional múltiplo não é ser raso ou profundo, não é estar certo ou errado, é apenas um modo de expressar e desenvolver diferentes talentos na busca de uma trajetória profissional mais satisfatória.


É importante observar que as decisões de carreira são tomadas ao longo de toda a vida, desde a infância até a velhice, então tornou-se esperado que uma pessoa possa rever seus caminhos e mudar seus rumos no decorrer da vida.


Fontes:
MAGALHÃES, Mauro de Oliveira. Personalidades vocacionais e desenvolvimento na vida adulta: generatividade e carreira profissional. 2005. 237f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

TERRADOIS. Produção de Valdir Archanio, Bira Saide. Intérpretes: Carlos Meceni, Fábio Penna, Julia Bobrow. Roteiro: Edu Salemi. São Paulo: Caffeine, 2017. (42 min. 23 s.), son., color. Youtube: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=eoMPpooYyPU. Acesso em: 23 out. 2018.


Fonte da imagem: Startup Stock Photos/ Pexels